FORMARE COMEMORA 15 ANOS EM CRUZEIRO

Em 2010, as empresas AmstedMaxion e Maxion comemoram 15 anos de implantação do Projeto Formare em Cruzeiro.A Formare é uma escola mantida pelas empresas Maxion, sob a orientação pedagógica da Fundação Iochpe e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Estes 15 anos de funcionamento contabilizam 250 jovens formados na escola de Cruzeiro e 80 jovens na escola de Hortolândia. Muitos deles conseguiram colocação profissional nas próprias empresas e alguns deram continuidade aos estudos, concluindo cursos de graduação e até mesmo de pós-graduação e mestrado.
As primeiras turmas eram formadas exclusivamente por meninos, na faixa etária de 14 a 17 anos, cursando da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio. A Formare também foi mudando conforme o mercado de trabalho, para se adaptar a ele. O nível de escolaridade foi elevado, já que o mercado passou a dar preferência para quem tem o Ensino Médio completo. Em 1999, as primeiras alunas, iniciando a presença da mulher na área produtiva das empresas.
Ao longo do tempo as escolas Formare de Cruzeiro e Hortolândia realizaram diversos cursos atendendo voltados aos mercados em que atuam. Entre os anos de 2001 e 2004, a formação foi voltada para o comércio, outra atitude pioneira, já que abrangeu uma área que não era a principal especialidade das empresas. Com isso, a Formare abriu suas portas para a participação de profissionais da comunidade local. Fato que chama a atenção e demonstra a credibilidade e respeito que a Formare tem conquistado ao longo dos anos.
Outro fato que chama a atenção é o apoio da empresa, seja através de seus executivos, seja através da participação dos empregados como voluntários, orientadores de estágio, palestrantes, colaboradores eventuais, amigos e apoiadores dos alunos com os quais convivem. Todas as ações dos voluntários visam desenvolver o profissional capacitado para o mercado de trabalho e aprimorar seu valor como pessoa junto à sociedade.
Atualmente, a escola Formare de Cruzeiro promove o curso de “mecânico de produção e montagem de produtos” e o curso extra-curricular de “pintura e repintura automotiva”. A escola de Hortolândia é responsável pelo curso de “operador de produção e montagem metalúrgica”.
Presente em 12 Estados e 65 cidades brasileiras, o Formare possui orientação pedagógica baseada nas recomendações do Ministério da Educação (MEC) que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas a partir da associação entre teoria e prática. Os jovens capacitados pelos cursos recebem certificado reconhecido pelo MEC emitidos por instituição federal de ensino tecnológico.

Comentários