quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CRUZEIRO:CHUVA ASSUSTA MORADORES E DEIXA VÁRIOS PONTOS ALAGADOS



Fotos acima registrada pelo técnico da rádio RCVale,Gilberto Gonçalves,mostram o transbordamento do Corrego da Barrinha próximo ao campo do Gama

                                       
                        Queda do muro de aproximadamente de 8m² na vila Expedicionários
                                  Foto tirada da ponte que fica na Bertolino Cipriano Pinto
Morador ajuda na mudança para outra residência.A casa vai ser demolida a pedido da Defesa Civil

                            Carro no trecho da Nesralla Rubez esquina com João Novaes.


Pouco mais de quarenta minutos foi o tempo que bastou para o temporal no inicio da noite de terça-feira (07) causar transtornos em vários pontos da cidade de Cruzeiro. Ruas foram inundadas, galerias transbordaram e casas foram alagadas sem deixar desalojados ou desabrigados, porém, prejuízos materiais foram contabilizados. Nas áreas atingidas, famílias de cerca de 40 residências enfrentaram transtornos. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAAE, Secretarias de Desenvolvimento Social, de Governo, de Obras, Guarda Municipal e agentes de trânsito trabalharam até o final da noite. A Prefeitura realizou serviços de emergência na área mais afetada do centro, Avenida Jorge Tibiriçá (rua 3) trecho entre as ruas João Novaes e Afonso Pena, próximo a Igreja de Santa Cecília.
De acordo com os dados da Defesa Civil, o índice pluviométrico chegou a pouco mais de 60 milímetros durante cerca de 40 minutos, tempo estimado do temporal. “Esse índice é considerado alto, ainda mais localizado quase que numa mesma área da cidade”, observou o presidente da Defesa Civil, Leandro Santiago. O rastro de chuvas intensas tomou conta do centro da cidade, seguindo pela Vila Paulista, pelo Jardim América, Jardim Europa, Washington Beleza, Ana Rosa, Itagaçaba,Santa Luzia, Vila Rita Lucrecia Pinto, Expedicionários, Vila Canevari, Jardim Primavera, Vila Novaes e Vila Batista.
No momento da chuva, por volta das 19h, a cidade tinha um grande fluxo de pessoas, muita gente realizava compras natalinas no centro comercial, houve preocupação e congestionamento no trânsito. O transbordamento das galerias das ruas Afonso Pena e Othon Barcelos inundou ruas, residências e lojas. Na esquina da Afonso Pena com a Jorge Tibiriçá (Rua 3), parte da galeria rompeu. Na Vila Paulista, a galeria da Rua Ipiranga que passa por obras não suportou o volume de água e ocorreu novo rompimento na ligação com a Avenida Rotary Club.Outro muito afetado foi nas esquinas da Nesralla Rubez e Capitão Néco."Nunca tinha visto essa agua toda.Fiquei assustada.Ali na Gisela(Modas e Calçados)as funcionárias tiveram que correr para poder tirar todos os sapatos da vitrine por causa de infiltração.",disse assustada a comerciária Rosângela Miranda.
O córrego da Barrinha transbordou na região do Campo do Gama, rua Ayrton Luis Vieira, atrás do Tiro de Guerra na Expedicionários. O mesmo córrego transbordou em menos de 48 horas na avenida Prestes Maia no Primeiro Retiro da Mantiqueira próximo a Creche Dom Bosco. No último domingo o córrego já havia transbordado no mesmo local. As galerias da Vila Novaes e Jardim Primavera apresentaram problemas de alagamento na altura do Campo do Nacional e Colégio Dinâmico (Coelhinho Branco). Na Rua Herotildes de Carvalho na Vila Batista parte baixa, casas também foram inundadas, devido ao entupimento de galerias. O córrego da Rua Benedito Miranda Rocha no Jardim Europa também apresentou problemas para os moradores.No Itagaçaba aconteceram vários pontos de alagamentos no trecho da Luis Bitencourt.A praça Célia Faleiro ficou parcialmente alagada devido a grande volume da galeria de aguas que ali passa.Outras ruas como José Puccini,moradores tiveram que dormir em casa de parentes,pois a agua subiu muito rapido.Na rua Isabel Bastos,próximo da Tijotel,ainda existia agua na rua devido a galeria estar entupida.

GALERIAS

Construídas há mais de meio século, as galerias foram projetadas sem prever o crescimento urbano. Para agravar ainda mais o quadro, as galerias da Afonso Pena e da Othon Barcelos foram afuniladas sob a ferrovia. Além do afunilamento, inúmeras casas foram construídas nas laterais ou sobre as galerias, o que impede a realização de obras de ampliação. Outro problema, também considerado grave, é o grande volume de lixo (sacos plásticos, garrafas e até pedaços de móveis) jogado através das bocas-de-lobo. “Esse é um problema de educação, as pessoas ainda não se conscientizaram dos problemas causados pelo lixo”,.
Na Washington Beleza, algumas residências foram afetadas pelo transbordamento da galeria do Córrego da Granja, repetindo os mesmos problemas do ano passado. O acúmulo de lixo e de entulho de construção impediu o escoamento da água. Nessa manhã de quarta-feira, feriado municipal, equipes da Prefeitura trabalhando para providenciar a limpeza. E se a chuva continuar nos próximos dias? Essa é a pergunta que todos os moradores das áreas afetadas pelas chuvas estão fazendo. O último investimento na construção de uma galeria de águas pluviais em Cruzeiro foi realizado no Governo Paulo Scamilla em 1988 na Rua Capitão Octávio Ramos e Avenida João Silvano de Mesquita. De lá para cá nada foi feito e o que é pior, nada está sendo planejado para o futuro. Infelizmente, o problema deve continuar por muito tempo.

ALERTA

Diariamente, a Defesa Civil do município recebe informações oficiais sobre as condições meteorológicas. Segundo as previsões, novos temporais deverão atingir a região até o começo de 2011. As chuvas virão acompanhadas de fortes ventos. A Defesa Civil orienta a população das áreas vulneráveis. Em casos de alagamentos, evitar contato com a água, pois há riscos de infecções. O registro de água e o sistema de energia elétrica devem ser desligados.

DETALHE

Durante o Jornal Cruzeiro Agora, levado ao ar ás 11hs da manhã pela Radio RC Vale AM 72, coincidentemente, o apresentador José Rogério abordou este assunto na edição desta terça-feira. "Parece que eu estava prevendo a chuva forte e alertei nossas autoridades pela urgente necessidade da construção de uma uma nova galeria de águas pluviais no centro de Cruzeiro, justamente para evitar novos alagamentos. Eu apresentei a matéria ás 11hs de hoje e 8 horas depois vários pontos de Cruzeiro estavam debaixo d`água, curiosamente, todos os locais foram citados por mim na reportagem. Infelizmente, a vida tem dessas coisas, porém, com vontade, planejamento e seriedade, o problema poderá ser resolvido. Assim espero",disse o radialista.



Colaboram nessa reportagem Luciano Silva,José Rogério,Felipe Ferreira e Gilberto Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...