quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cruzeiro:Primeiro condomínio do projeto Minha Casa Minha Vida será entregue sexta-feira (22)



O condomínio Mata Atlântica I, na Vila Juvenal, do programa Minha Casa Vida será inaugurado dia 22 de julho, às nove horas da manhã.

Esta é a primeira unidade de Cruzeiro que está sendo entregue a população. 177 famílias receberão as chaves da casa própria. Os beneficiados foram escolhidos através de critérios sociais estipulados em parceria entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura de Cruzeiro.

O condomínio foi construído na modalidade vertical e atende aos pré-requisitos da CEF. A obra possui nove blocos com 20 apartamentos, sendo 5 adaptados para deficientes físicos. Em uma área de 9213 m², além das moradias, foi implantado espaço de lazer, quadra coberta, playground infantil, salão de festa e estacionamento.

As famílias que a partir do dia 22 serão moradoras do Mata Atlântica I estão recebendo orientação social da CEF e da Secretaria de Desenvolvimento Social para a adaptação a vida em coletividade.

Como parte desta orientação, a Caixa e o Governo Municipal já realizaram reuniões com os futuros moradores para a instalação de uma associação dentro do condomínio.

Cruzeiro foi a primeira cidade do Vale do Paraíba a assinar o convênio para a implantação do programa. A assinatura aconteceu em outubro de 2009.A prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Dias de Almeida Andrade disse que as novas moradias do Minha Casa Minha Vida trarão desenvolvimento para o município.

“Ao todo serão 354 famílias de baixa renda que terão casa própria. Isto, além de aumentar a auto-estima e garantir a segurança social, ainda reflete na economia, já que esses moradores deixarão de pagar aluguel”, disse Ana Karin.

Além da unidade da Vila Juvenal, outro condomínio do Minha Casa Minha Vida, o Mata Atlântica II está sendo construído no bairro do Pontilhão. A segunda unidade também atenderá 177 famílias e o término da obra está previsto para outubro deste ano.

“ É o maior investimento habitacional dos últimos 20 anos”, afirmou a prefeita de Cruzeiro.

Atualmente o município possui um déficit habitacional de cinco mil residências.

Os condomínios Mata Atlântica I e Mata Atlântica II foram construídos no critério de baixa renda, com subsídio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Em alguns casos, o morador pagará R$ 6mil reais no apartamento, sendo divididos em 120 prestações mensais de 10% da renda familiar declarada.

Com assinatura do convênio, a cidade poderá também receber os outros níveis do programa para renda familiar superior a R$ 1395,00. Nesta modalidade, Cruzeiro já possui dois investimentos imobiliários.

Como funciona o programa

O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem como objetivo diminuir o déficit habitacional no país. Implantado em 2009, o programa atende dois níveis de renda. Para famílias com renda inferior a R$ 1395,00 o mutuário paga apenas 10% da renda declarada em 120 meses e restante do valor da moradia é subsidiado pelo Fundo Nacional de Habitação.
Aos municípios que recebem o Minha Casa Minha Vida de baixa renda cabe a doação da área. Em Cruzeiro, além da doação do terreno para a construção, a Prefeitura ofereceu a infra-estrutura de água, esgoto e energia, o que diminuiu o valor pago pelo beneficiado.

A gestão financeira e organização do programa são realizadas pela Caixa Econômica Federal.

O segundo nível do Minha Casa Minha Vida, com renda superior a R$ 1395,00 é realizado pela CEF e iniciativa privada. A construtora interessada em aderir ao programa cadastra as moradias e recebe o suporte financeiro da Caixa para a construção das unidades.


Joelma Santiago
Assessora de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...