sábado, 23 de julho de 2011

Prefeitura de Cruzeiro entrega os primeiros apartamentos do projeto Minha Casa Minha Vida





Fotos:Manoel Felipe Martins/Assessoria Imprensa Prefeitura de Cruzeiro

O condomínio Mata Atlântica I, na Vila Juvenal, do programa Minha Casa Vida foi inaugurado  nesta sexta-feira ,dia 22 de julho.

Esta é a primeira unidade de Cruzeiro que está sendo entregue a população. 177 famílias receberão as chaves da casa própria. Os beneficiados foram escolhidos através de critérios sociais estipulados em parceria entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura de Cruzeiro.

O condomínio foi construído na modalidade vertical e atende aos pré-requisitos da CEF. A obra possui nove blocos com 20 apartamentos, sendo 5 adaptados para deficientes físicos. Em uma área de 9213 m², além das moradias, foi implantado espaço de lazer, quadra coberta, playground infantil, salão de festa e estacionamento.

As famílias que serão moradoras do Mata Atlântica I  receberam orientação social da CEF e da Secretaria de Desenvolvimento Social para a adaptação a vida em coletividade.

Como parte desta orientação, a Caixa e o Governo Municipal já realizaram reuniões com os futuros moradores para a instalação de uma associação dentro do condomínio.

Cruzeiro foi a primeira cidade do Vale do Paraíba a assinar o convênio para a implantação do programa. A assinatura aconteceu em outubro de 2009.A prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Dias de Almeida Andrade disse que as novas moradias do Minha Casa Minha Vida trarão desenvolvimento para o município.

“Ao todo serão 354 famílias de baixa renda que terão casa própria. Isto, além de aumentar a auto-estima e garantir a segurança social, ainda reflete na economia, já que esses moradores deixarão de pagar aluguel”, disse Ana Karin.


Fatima Rangel,Superintendente de Habitação da Caixa no Vale do Paraiba,disse que Cruzeiro é uma excelente parceira de instituição."A todos nossos chamados a prefeitura,através da Ana Karin,foi sempre positivo.Aqui concluimos a primeira etapa desse sonho.Continuaremos dando total apoio aos moradores.",disse Rangel.

"Hoje é o melhor dia de minha vida.A partir de agora uma nova vida para minha família.Agradeço a prefeita Ana Karin que lutou para que a gente entrasse no apartamento.Eu faço parte de familias de baixa renda e nunca imagina que iria conseguir",disse Fabiane Damiana Oliveira.

O Superintendente da Caixa no Vale do Paraiba,Julio Cesar Sierra,disse que os apartamentos de Cruzeiro são um dos melhores do Brasil pela qualidade da sua construção."Nossos técnicos informaram que toda a qualidade empregada na construção dos prédios é de primeira.Parabéns aos futuros moradores do Mata Atlântica I",disse Sierra.

Com relação a futuras parcerias o Sierra disse que Cruzeiro já está incluida."Dentro dos projetos do Minha Casa Minha Vida 2 , a cidade de Cruzeiro que é nossa grande parceria já está dentro dos projetos.Já fizemos os contatos com a prefeita Ana Karin e essa parceria continua.",confirmou Sierra.

Além da unidade da Vila Juvenal, outro condomínio do Minha Casa Minha Vida, o Mata Atlântica II está sendo construído no bairro do Pontilhão. A segunda unidade também atenderá 177 famílias e o término da obra está previsto para outubro deste ano.

“ É o maior investimento habitacional dos últimos 20 anos”, afirmou a prefeita de Cruzeiro.

Atualmente o município possui um déficit habitacional de cinco mil residências.

Os condomínios Mata Atlântica I e Mata Atlântica II foram construídos no critério de baixa renda, com subsídio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Em alguns casos, o morador pagará R$ 6mil reais no apartamento, sendo divididos em 120 prestações mensais de 10% da renda familiar declarada.

Com assinatura do convênio, a cidade poderá também receber os outros níveis do programa para renda familiar superior a R$ 1395,00. Nesta modalidade, Cruzeiro já possui dois investimentos imobiliários.

Reportagem Luciano Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...