quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Secretaria de Saúde promove palestra sobre Câncer de Mama


Com foco principal entre as mulheres do município, a Secretaria de Saúde de Cruzeiro, realizou nesta terça-feira, 25, na Associação Cívica Feminina, a palestra “Os aspectos atuais sobre Câncer de Mama”.

Realizada pelo ginecologista Neil Riani, aos participantes foi esclarecido a importância da prevenção à doença, os perigos e riscos que ela proporciona. “É de grande importância a prevenção e a realização do auto exame”, diz. “Qualquer pessoa pode ter câncer. Qualquer um de nós está sujeito a isso. E o câncer de mama não está sujeito de acontecer apenas com as mulheres, pois os homens também correm o risco de ter a doença, por isso também devem se prevenir”.

De acordo com dados da Organização mundial da Saúde (OMS) o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando cerca de 22% dos novos casos de câncer. No Brasil, diferente de países desenvolvidos 80% dos tumores de mama são descobertos em estágio avançado e uma das principais causas de morte entre as mulheres. “Queremos desenvolver na população cruzeirense o hábito da prevenção e evitar com que a população se desgaste com a doença em estágios avançados”, destaca o secretário de Saúde Marcio Gonçalves. “ por isso é de muita importância a participação de todos que estiveram presentes a este encontro”.

Com cerca de 400 participantes, entre homens e mulheres, destacando a participação da primeira da prefeita Ana Karin, o médico destacou que se a cada palestra que ele fizer salvar uma vida e tornar ao menos uma pessoa consciente sobre os benefícios da prevenção ele já se sente satisfeito. “Hoje não só os pacientes tem que ir até os médicos, mas nós também temos que ir até os pacientes e alertá-los sobre os riscos das doenças por meio de palestras, congressos e plenárias”, diz. “É a partir de uma sociedade consciente da prevenção, que vamos garantir melhor qualidade de vida e um futuro saudável”.

“Parabéns a prefeita Ana Karin pela iniciativa do Outubro Rosa em Cruzeiro. Fiquei muito feliz com essa palestra ela foi muito esclarecedora”, disse a professora Edna Silva.
“ Gostaria de agradecer a todos que prestigiaram nosso evento. Essa é mais uma preocupação da prefeita Ana Karin no que tange a saúde das mulheres”, disse o secretário de saúde,Marcio Gonçalves.
 Reportagem Luciano Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...