quinta-feira, 26 de julho de 2012

Areias comemora 196 anos de emancipação politica administrativo



Foto: Guto Capucho

No livro ‘O Passado ao Vivo’ da historiadora Tereza Maia está um pouco dessa pacata e acolhedora cidade do Vale Histórico chamada Areais. A freguesia teve sua fundação em 1748 às margens de um caminho de tropeiros que buscavam o porto de Mambucaba e escolheram aquela região para criar um pouso.  
Foi ali que, se desenvolveu um pequeno arraial batizado primeiramente de Sant'ana da Paraíba Nova. Entre  seus primeiros moradores, estavam o padre Joaquim José da Silva, o sertanista Máximo Barbosa e o coronel Simeão da Cunha Gago. Era de propriedade de coronel Simeão o Hotel Solar Imperial, erguido em 1798, prédio que foi pouso de  Dom Pedro I em 1822 durante a viagem para a proclamação da Independência do Brasil.    
 
A cidade tem muitos atrativos naturais e históricos, porque soube preservar seus antigos casarões. Sua igreja principal, a Igreja Matriz Senhora Sant'Ana, começou a ser construída em 1792 e só concluída em 1874.
Em 1816 ganhou foros de vila com o nome de São Miguel de Areias. Ao território de Areias já pertenceram as freguesias de São Bom Jesus de Bananal, São José do Barreiro e São João Batista de Queluz.
Areias foi o primeiro município paulista a desenvolver o plantio do café. De 1907 a 1911, um de seus ilustres moradores foi Monteiro Lobato, que Promotor Público, período que antecedeu ao surgimento do mais famoso escritor brasileiro.
A localidade  oferece aos visitantes as belezas da Serra da Bocaina e da Represa do Funil. O município é um dos berços do Rio Paraíba do Sul, porque em seu território está a nascente do Paraitinga, um dos afluentes do Paraíba.
José Antonio Fernandes é o prefeito da cidade que teve computação pelo Censo IBGE uma população de  3696 habitantes morando em uma área de 306,566 km². O município faz limites com Resende (RJ) a nordeste, São José do Barreiro a leste e sudeste, Cunha a sudoeste, Silveiras a oeste e Queluz a noroeste.


O NOSSA REGIÃO EM FOCO cumprimenta a população areiense pelo aniversário comemorado neste dia 26 de julho!

Fonte: ‘O Passado Vivo’ de Tereza Maia e Prefeitura de Areias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...