quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Queluz: Programa incentiva jovens ao trabalho rural




A cada ano 35 jovens entre 14 e 17 anos participam do Programa Jovem Aprendiz Rural, que é promovido pelo promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Queluz. 

O Programa atende jovens que têm alguma relação com o campo, ou por que moram na zona rural, ou por que alguém da família exerce alguma atividade agropecuária. Com duração de nove meses, a maioria dos participantes recebem uma bolsa auxílio de R$80 pelo programa Ação Jovem e toda a formação para inserção no mercado de trabalho mas com enfoque na área rural. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado relacionando a atividades desenvolvidas nas 600 horas de trabalho. 




Coordenados pela engenheira agrônoma Elisângela Cristina Cendretti Bernardes de Souza e pela pedagoga Luciana Fátima Elisei Fernandes, por nove meses os jovens participam de oficinas e projetos, onde buscam se descobrir como Ser Pessoa, Ser Cidadão, Ser Profissional e Ser Empreendedor, as aulas com abordagens sobre agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde, comunicação oral e escrita, entre outras. 

Nesse período eles também desenvolvem atividades voltadas para a comunidade como a preparação de fossa séptica em bairros carentes, dicas de alimentação saudável para a terceira idade, entre outras ações. 

De acordo com Elisângela, ao final de cada formatura, estes jovens não só estão preparados para enfrentarem o mercado de trabalho: “Mas para também serem empreendedores e donos de seus próprios negócios”. 

Para participar faça sua inscrição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Sindicato Rural, localizada na Rua Ricardo Facca, nº 519, Centro. Mais informações pelo telefone: 3147-1693, com a coordenadora do SENAR, Rebeca.

Reportagem e Fotos: Dayse Hálima/Prefeitura de Queluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...