sábado, 23 de fevereiro de 2013

Empresária de Cruzeiro é finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios



A empresária Taís Gigliotti da Silva, de Cruzeiro, é umas das 18 finalistas estaduais do 9º Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ela concorre com outras duas empresárias na categoria “Empreendedora Individual”, na premiação que vai revelar as vencedoras do ano no dia 28 de fevereiro, na sede do Sebrae-SP.
Nesta edição, houve 5.400 inscritas em todo o país. Em São Paulo, o número chegou a 1.180 inscritas, mais que o dobro do ano anterior. As finalistas da etapa estadual concorrerão a troféu, certificado, selo da premiação e um curso de gestão.
Os prêmios serão em três categorias: Pequenos Negócios (proprietárias de micro e pequenas empresas), Negócios Coletivos (mulheres membros de grupos de produção formal, como cooperativas e associações) e Empreendedora Individual, esta última uma novidade da premiação.
As vencedoras de São Paulo irão disputar a etapa nacional do Prêmio, no dia 7 de março, em Brasília. As premiadas nacionais ganharão uma viagem internacional. O Prêmio é promovido pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Trajetória
A professora de geografia Taís das Graças Carvalho Gigliotti da Silva, de Cruzeiro, resolveu diversificar suas atividades há 25 anos, quando passou a atuar na área de decoração para quartos de bebê.
A partir dali, percebendo a demanda, ela começou a confeccionar pijamas para crianças, vendendo de porta em porta. O caminho até se formalizar foi longo. Há três anos, ela se tornou Empreendedora Individual e, a partir dali, a empresa de confecções Um Sonho cresceu, investindo na capacitação, criatividade e visão mercadológica.
“Tento agregar valor aos meus produtos. Além dos pijamas, faço bolsas, nécessaires e outras peças personalizadas. É importante tentar inovar e melhorar sempre”, disse a empresária.
 Taís mantém contato constante com a equipe do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) de Cruzeiro e do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá. Participou de palestras e oficinas variadas, em busca de informações sobre preço de venda, inovação e empreendedorismo.

Empreendedorismo feminino

Segundo estudo realizado pelo Sebrae-SP a partir de dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estado de São Paulo existem 1.434.316 mulheres em ocupações empreendedoras. Tais mulheres são donas de empreendimentos com empregados ou trabalham por conta própria.

           A partir do estudo dos dados do Censo IBGE o Sebrae-SP identificou que, na comparação de 2000 com 2010 a participação das mulheres no total de empreendedores do estado de São Paulo cresceu de 28% para 35%. No período, o número de mulheres empreendedoras registrou crescimento de 44%. O total de empreendedoras passou de 993.269 para 1.434.316. Portanto, surgiram 441.047 mulheres empreendedoras, que permanecem atuando no mercado.

Uma das implicações do aumento do número de mulheres empreendedoras é o aumento da inclusão social e redução da desigualdade de renda na economia. De acordo com o Sebrae-SP, o rendimento médio mensal das mulheres empreendedoras paulistas é de R$ 1.847,37 (dados para 2010), ante R$ 1.280,79 para a média das mulheres ocupadas no estado de São Paulo, no mesmo período, um expressiva diferença de 44% no rendimento médio, a favor das mulheres empreendedoras.

Reportagem Luciano Silva com informações do SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...