sábado, 27 de julho de 2013

Polícia Civil investiga fraude na Ciretran em Cruzeiro


A Polícia Civil investiga um esquema para apagar a pontuação de multas e a emissão de carteiras de habilitação falsas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Cruzeiro. Pelo menos 17 carteiras irregulares foram identificadas e outras quatrocentas teriam sido beneficiadas pela suposta fraude. Quatro pessoas estariam supostamente envolvidas no esquema. O grupo nega participação.

O caso é apurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) desde março. Segundo a polícia, funcionários da Ciretran teriam acesso a um sistema e, por meio de uma senha, conseguiriam deletar pontos atribuídos a motoristas infratores. O esquema renderia R$ 5 mil por semana a um dos supostamente envolvidos. A senha utilizada pelo grupo, conforme apontou a investigação, pertence ao delegado da Ciretran, e é intransferível.


Um dos funcionários suspeitos, R.S.M., disse que a senha, quando utilizada pelos funcionários, tinha a supervisão do delegado. "Quando necessitavamos dessa senha pra fazer algum serviço, solicitavamos para um dos dois [delegados], que acompanhavam o procedimento", assegurou.

O advogado do suspeito justifica a acusação. "Como a senha é única e exclusiva do delegado, o que ocorre é que se faz valer o ditado - a corda estoura para o lado mais fraco", afirmou.

M. disse ainda que ele e outros dois funcionários foram coagidos pelo delegado da Ciretran para pedir demissão. "Ele apresentou provas forjadas e disse que se não pedissemos exoneração, ia pedir nossa prisão preventiva e nosso afastamento", contou. Ele acusou um outro funcionário de envolvimento no esquema ilícito.

O delegado da DIG, Sandro Henrique Ramos, informou que um dos funcionários suspeitos teria instalado um programa 'espião' nos computadores da Ciretran. "Pelo programa eram capturadas as senhas não só do delegado, mas de todos os funcionários. Além da retirada ilegal de pontos, estariam sendo confeccionandas carteiras de habilitação falsas. Ele (suspeito) veio à delegacia e confessou o crime", afirmou Ramos.

Ainda segundo o delegado, a investigação vai continuar. "Vamos identificar os demais envolvidos, inclusive as pessoas que utilizaram deste esquema ilegal tanto para obter as habilitações quanto para a retirada de pontos da CNH", disse Ramos.

Pena

Segundo o delegado, o funcionário acusado de copiar as senhas vai ser indiciado por formação de quadrilha, falsificação de documentos e corrupção ativa e passiva. A Corregedoria abriu uma investigação que pode levar ao afastamento dele. Ele foi procurado na Ciretran, mas a informação é que ele não tem ido trabalhar.
Os outros três funcionários continuam a ser investigados. O delegado da Ciretran de Cruzeiro está de férias e de acordo com a delegacia Seccional preferiu não comentar o caso.
Fonte: g1.globo.com/vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...