quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cruzeiro: Ação Rural 2013 Movimenta Bairro Batedor

Evento sempre  foi um grande sucesso em todas as edições. 
Foto: Arquivo Nossa Região em Foco

Em sua 4ª. edição, a Ação Rural 2013 é uma parceria entre o DOM (Departamento Odontológico de Cruzeiro) e as diversas secretarias do Governo Municipal que tem o objetivo comum de disseminar a importância das ações de prevenção em saúde bucal, lembrando que é incentivando o cuidado na infância que se tem a garantia de sorrisos saudáveis por toda a vida.

O evento será realizado na próxima quinta-feira (29), na escola de campo “Albert Sabin”. Durante a programação da Ação, os alunos da rede municipal de ensino, matriculados nos bairros da zona rural, poderão desfrutar de ações educativas tais como teatros, palestras sobre preservação do meio ambiente, brincadeiras esportivas, entre outros.

Neste ano, a Ação Rural também tem programação direcionada para os pais dos alunos, onde poderão realizar exames de pressão, glicose e, no caso das mulheres, a coleta do preventivo. O Fundo Social também estará presente com seu Bazar Solidário, fazendo doações de roupas.

O principal foco do evento é a realização de exames bucais nos alunos e, detectado necessidade de tratamento, os mesmos realizarão o tratamento bucal gratuitamente no DOM (Departamento Odontológico de Cruzeiro).

DOM

Implantado há quatro anos pelo Departamento Odontológico Municipal (DOM) em parceria com as secretarias de educação e saúde, o projeto Cruzeiro Sorridente consiste no trabalho de prevenção de doenças bucais em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, por meio de teatro, cartazes, distribuição de materiais didáticos e explicativos com técnicas de escovação, dentre outros. O projeto já beneficiou aproximadamente 8 mil alunos da rede municipal de ensino.

Mensalmente, os agentes do DOM visitam as escolas e através de triagem encaminham os alunos que necessitam de tratamento para a sede do departamento. Durante o processo de triagem, são realizadas palestras educativas. Segundo a dentista Luciene Sansevero, diretora do DOM, “tudo começa pela boca e as crianças devem aprender isso desde cedo”, comenta.

Além da boa escovação e de ações preventivas, o projeto enfatiza que a alimentação também é considerada uma forte aliada na prevenção de doenças bucais. "As doenças bucais estão relacionadas não só com higiene bucal, mas também com os alimentos que a criança ingere e que determinam que tipo de saúde terá seus dentes. Por isso, realizamos a campanha de prevenção constantemente”, conclui Luciene.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...