sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cruzeiro: Bactéria assume cadeira de Maria do Postinho


A vereadora Maria do Postinho (DEM) teve a perda de mandato oficializada pelo presidente da Câmara de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PC do B), na última segunda-feira (23), em sessão ordinária. A vaga deixada pela parlamentar foi ocupada na mesma noite, pelo primeiro suplente, Antônio José Tavares, o Toninho Bactéria (PTC), aliado a coligação da prefeita Ana Karin (PR) na última eleição. 

Maria perdeu a cadeira no Legislativo após uma denúncia do Ministério Público que apontou que a vereadora deixava as sessões para realizar aulas de direção, em uma autoescola da cidade. Ela comparecia às sessões da Câmara, assinava o livro de presença, e depois deixava o prédio. 

As planilhas do Curso de Formação de Condutores comprovaram que a parlamentar estava presente no local, em duas datas, mesmo horário em que deveria estar no Legislativo.

Maria do Postinho foi enquadrada artigo 299, que prevê punição a quem “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

Com a sentença em transitado em julgado, a parlamentar não pôde mais exercer o cargo de vereadora, conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município.
O parlamentar que assumiu a cadeira utilizou do humor durante a campanha para cativar o eleitorado e conquistar os 799 votos. Agora, no plenário, o suplente promete que irá manter seriedade. Em seu discurso na tribuna, ele ressaltou que vai trazer projetos que interessam à sociedade e espera o apoio dos colegas da Casa para a aprovação. Além disso, o ocupante da vaga quis salientar que quer ser “a voz do povo no Legislativo”. “Não sou funcionário nem de ‘A’ e nem de ‘B’. Sou funcionário da população cruzeirense”.

O presidente da Casa afirmou que já conversou com o vereador, interando-o sobre o funcionamento da Câmara. “Ele está ciente das funções legislativas e o compromisso efetivo com a população de Cruzeiro”.
A vereadora Maria do Postinho não foi encontrada para comentar o assunto.

Ordem na Casa – Após as manifestações no plenário, durante votações polêmicas que marcaram as últimas semanas, o presidente do Legislativo decidiu controlar a entrada da população nas sessões. Agora, para adentrar ao prédio, o morador deve preencher uma ficha com o nome, endereço e o número do documento de identidade. A medida é para garantir a fácil identificação de pessoas que venham atrapalhar o andamento das atividades da Casa.

Allan Torquato
Jornal Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...