segunda-feira, 28 de outubro de 2013

RMVale realiza Oficina de Treinamento Sobre Atlas Oficial da Região

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), órgão técnico da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), lançou recentemente, o Atlas Digital das Unidades de Informações Territorializadas (UITs) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVALE-LN. São 72 mapas, 60 gráficos e dezenas de fotos relativas às 196 UITs da região, que é integrada por 39 municípios.

O Atlas Digital traz um conjunto detalhado de informações sobre a RMVALE-LN, traçando uma espécie de DNA desse território de intensa e diversificada atividade econômica com produção industrial altamente desenvolvida. A mídia resulta de ampla pesquisa, cuja metodologia foi criada pela Emplasa e várias vezes premiada, tendo coberto até o momento todas as quatro regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Visando o bom aproveitamento deste rico material, a Emplasa vai oferecer oficinas de treinamento para utilização do Atlas. “Este minucioso mapeamento, destaca as potencialidades e principais necessidades da região, sendo um instrumento importante para o desenvolvimento dos municípios abrangidos pela RMVALE-LN. Para que esse material seja aproveitado de maneira satisfatória nos projetos que venham a ser desenvolvidos nos municípios, os técnicos da Emplasa estarão ministrando cinco oficinas, uma em cada sub-região da RMVALE-LN, nos dias 29, 30 e 31/10, para pessoas ligadas a área de planejamento indicadas pelos prefeitos”, salienta o coordenador da RMVALE-LN, José Celso Bueno.
“A iniciativa da Emplasa vem ao encontro da necessidade cada vez maior dos gestores públicos e privados por informações baseadas no território, no momento em que o Estado de São Paulo institucionaliza as unidades regionais e adota o planejamento regional – em consonância com a tendência seguida por grandes metrópoles mundiais”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

O QUE SÃO AS UITS
 As Unidades de Informações Territorializadas - UITs são recortes detalhados dos territórios municipais, que mostram, com lentes de aumento, o perfil socioeconômico de cada área pesquisada. Elas fazem parte de um sistema de registro e monitoramento do uso e ocupação do solo associado a um banco de dados socioeconômicos e físico-ambientais, cuja metodologia, desenvolvida pela Emplasa, possibilita a delimitação de recortes com identidade urbanística própria. O levantamento é feito desde 2004, tendo sido iniciado pela Região Metropolitana de Campinas, que tem 124 UITs. Seguiram-se as Regiões Metropolitanas da Baixada Santista (64 UITs) e de São Paulo (541 UITs). 

O levantamento do uso do solo segundo quadras urbanas e áreas rurais delimitado por UITs permite uma visão de conjunto da região, o que facilita o planejamento e permite o uso racional dos recursos públicos. Por meio do Atlas Digital, cada município poderá se identificar nesse território estudado, vislumbrando seus desafios e oportunidades.
Para dar um exemplo prático, o mapeamento das UITs segundo a Renda Mensal Domiciliar, até meio salário mínimo, permite indicar as áreas cuja população poderia ser beneficiada por iniciativas que visem à geração/complementação de renda, promovendo a melhoria dos indicadores sociais e a qualidade de vida das pessoas.


 SUB-REGIÃO 4 (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveiras)
DIA: 29/10/2013
LOCAL: Cruzeiro

Reportagem Dayse Hálima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...