sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Piquete procura alternativa para garantir criação de Comarca

A prefeita Teca Gouvêa (PT) revelou que tem uma carta na manga para conseguir que Piquete seja judicialmente independente a Lorena. Propondo uma compensação, a Prefeitura solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado a criação de uma Comarca.

Em março, a chefe do Executivo foi procurada por representantes do Tribunal de Justiça do Estado que revelaram a intenção do Judiciário em construir um prédio próprio no município.

Mas para a concretização do projeto, que criaria um novo fórum e cartórios anexos, em contrapartida, a Prefeitura teria de doar uma área para abrigar o empreendimento.

De acordo com Teca, devido à crise financeira do município, na época o município não possuía recursos necessários para a compra do terreno. Desde então, ela começou a consultar proprietários de áreas, para avaliar se existia alguma boa oferta no mercado.

Sabendo do entrave, uma moradora procurou a Prefeitura no início do mês para doar uma grande área na entrada de Piquete.

Para a petista, com a construção do prédio a cidade teria todos os requisitos necessários para a instalação de uma Comarca. “A única coisa que falta para termos uma Comarca é construir o cartório de registros, o que certamente será implantado nesse novo fórum. Então estamos otimistas com essa grande oportunidade”.

A prefeita, além de ressaltar que pediu ao Tribunal a criação da Comarca como condição para a doação da área, destacou as mudanças que a medida provocaria no cotidiano da população. “Piquete tem fórum, mas não é Comarca, e sim uma Vara Distrital de Lorena. Isso acaba prejudicando muito a população, principalmente a de baixa renda, que é obrigada a gastar tempo e dinheiro para se deslocar até a cidade vizinha”.

A possibilidade da construção do novo fórum e da criação da Comarca agradou os moradores. “A Prefeitura tem que aproveitar essa oportunidade mesmo para a cidade não ter que depender mais de Lorena. No ano passado, perdi as contas de quantas vezes minha esposa teve que sair daqui para resolver um problema no fórum de lá”, contou o operador de máquina, Luiz Antônio Clemente, 34 anos.

Futuro – De acordo com a Prefeitura, em breve serão realizadas novas reuniões com o Tribunal de Justiça do Estado, para definir se realmente um novo fórum será construído no município.


Lucas Barbosa
Jornal Atos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...