sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PARA TÂNIA ZAMPIERI, A RETRIBUIÇÃO DE UM AGRADECIMENTO



Eu acabara de fazer o cerimonial das homenagens à irmã Esmeralda, no Lar das Irmãzinhas, não faz muito tempo, ainda neste ano. De repente, ela veio a mim, junto à tribuna. Deixara a cadeira que ocupara na mesa principal como uma das convidadas especiais da Câmara Municipal para a solenidade de outorga do título de “Cidadã Cruzeirense” à querida religiosa.


Como sempre acontece ao fim das solenidades que apresento na câmara ou fora dela, é normal que pessoas mais amigas venham falar comigo, sempre com uma palavra carinhosa acerca do trabalho que realizamos há tanto tempo. Ela própria já o fizera tantas vezes! Mas, naquela noite foi diferente e surpreendente. E até inesperado, tanto que ao falar nisto me emociono, embora me emocionar não seja nada de extraordinário, com o tempo a gente se emociona até com...beijo de novela!


Aquela senhora elegante, educada e muito bonita nos seus muitos anos vividos, simplesmente me abraçou. Alguns colegas da nossa equipe notaram. E eu também notei que seus olhos estavam umedecidos, assim como os meus umedeceram agora, ao relembrar. Ao fim de um breve tempo, olhou-me de frente e disse palavras que guardei no coração como um prêmio valioso. 


Não sei se as poderei reproduzir com absoluta fidelidade, mas foram palavras que levei pra casa e pelas quais desde então me sentia em débito com ela, esperando uma oportunidade para retribuir pelo carinho. Palavras ditas a um profissional preso pela emoção, apesar dos muitos e muitos anos de profissão e de constante postura a frente de um microfone:
- Evando, estou a lhe dever este abraço e o meu agradecimento há algum tempo, desde aquele dia, lá na câmara, na solenidade de outorga dos diplomas de “Mulher Cidadã”. Queria lhe falar naquela noite, porém, não conseguiria, minha emoção era grande demais. Naquela noite, eu estava muito feliz pela melhora da minha saúde, acabara de fazer um exame e tivera uma grande notícia, com a graça de Nossa Senhora. Mas eu estava a lhe dever pelas suas palavras, pela forma carinhosa que você sempre se referiu a mim em todas as solenidades que compareci, especialmente naquela noite. Obrigado, por tudo...
Ao saber da sua morte nesta quinta-feira, veio-me a mente uma outra noite, na Associação Cívica Feminina se não me falha a memória, quando a bonita filha de Paschoal Zampieri, quase minha vizinha, ainda solteira e morando na Rua Francisco Novaes, foi eleita Miss Cruzeiro. E eu transmitindo o concurso para a Rádio Mantiqueira. E ela nas solenidades sempre me olhava de soslaio, como a me dizer: - Não vai falar, hem?! Algumas vezes falei, ela ficava brava, mas as pessoas tinham que saber que ali estava uma antiga representante da beleza da mulher cruzeirense e representante da cidade.


Trabalhei com na FNV-Veículos e Equipamentos e, depois, na Engesa. Eu fiquei pouco tempo, alguns anos como encarregado de uma área que estava sempre em contato com a sua, éramos da mesma gerência. Ela estava na Maxion até hoje, dirigindo a Formare, a escola de formação profissional. Uma profissional competente, uma mulher fina....Tive a honra de vê-la na passarela, de ser seu colega de trabalho, de anunciá-la como convidada especial em solenidades e de ter recebido aquele agradecimento, cuja lembrança mexeu com minhas emoções agora há pouco.


Tânia Maria Zampieri Sellman, você me emocionou lá no Lar das Irmãzinhas com aquele agradecimento carinhoso. Agora, além da tristeza experimentada pelos seus familiares e amigos, está deixando uma imensa saudade, que se tornará ainda mais latente todas as vezes em que eu estiver na tribuna aqui da câmara e olhar para a mesa diretora ou para a platéia e você não estiver entre os convidados.
Agora eu posso prometer que não vou anunciar você assim:
- Convido para a nossa mesa, a Senhora Tânia Maria Zampieri Sellman, Coordenadora de Responsabilidade Social da Maxion, Coordenadora da Formare e nossa ex-Miss Cruzeiro. Nem vai mais precisar me olhar de soslaio.


Texto: Evando Machado

2 comentários:

  1. E BASTANTE EMOCIONADO QUE LEIO ESSE TEXTO E FICO SABENDO DO PASSAMENTO DE TANIA ZAMPIERE SELLMAN.NAO TENHO O QUE DIZER, DADA AS PALAVRAS DE EVANDO MACHADO, MAS TENHO QUE FALAR QUE MINHA VIDA NAS INDUSTRIAS COMECOU ATRAVES DESSE CASAL MARAVILHOSO TANIA E MARCOS.ERA OFFICE BOY E CONHECI MARCAO, QUE ME INDICOU QUE FOSSE A FNV E FALASSE COM SUA ESPOSA TANIA PARA FAZER UMA ENTREVISTA E QUEM SABE UM TESTE, POIS ASSIM FOI, E COMECEI A TRABALHAR.A GRATIDAO FOI GRANDE POIS PRECISAVA DE UM EMPREGO MELHOR, NUNCA ESQUECI ESSA CONSIDERACAO DE AMBOS OS DOIS.A SIMPATIA DE TANIA ERA ENORME, NOSSA QUERIDA MISS CRUZEIRO E MARCAO UM GRANDE AMIGO NA EPOCA CAIXA DO BANESPA.MAS RECEBENDO ESSA NOTICIA VOLTEI MUITOS ANOS ATRAS, 1976 EM CRUZEIRO, HOJE ME ENCONTRO NO JAPAO E FORA DE MINHA CIDADE NATAL DESDE 1981.RECEBO COM MUITA TRISTEZA ESSA NOTICIA, SEI QUE TANIA FOI RECEBIDA PELO NOSSO PAI MAIOR DEUS E QUE DE ONDE ESTIVER ESTARA INTERCEDENDO PELO MARIDO MARCOS E PELOS FILHOS, QUE ELES TENHAM COMPREENSAO E COMFORTO.EVANDO VOCE E UMA PESSOA CONHECIDISSIMA EM CRUZEIRO E SUAS PALARAS SOBRE TANIA SO AUMENTA A ESTIMA E CONSIDERACAO.UM GRANDE ABRACO.

    UBIRAJARA DA SILVA VASCONCELLOS E FAMILIA.

    ResponderExcluir
  2. LINDÍSSIMA LEMBRANÇA E HOMENAGEM, ELA ERA REALMENTE TUDO ISSO E MUITO MAIS... UM VERDADEIRO EXEMPLO DE MULHER LINDA E ELEGANTE, TRABALHADORA E GUERREIRA, SEMPRE LUTANDO PELO SEUS IDEAIS... CERTAMENTE UMA MÃE E ESPOSA ÍMPAR... EU SEMPRE A ADMIREI EM TODOS ASPECTOS... UMA DIVA AOS MEUS OLHOS... TANTO QUE SUAS FILHAS SEGUEM A MESMA DIRETRIZ ... MILENA E IRMÃS... LINDAS, EDUCADAS, ELEGANTES E GUERREIRAS COMO SUA MÃE... APESAR DA SAUDADE E TRISTEZA DA PERDA, FICAM AS LEMBRANÇAS QUE NOS AJUDAM A CONTINUAR A NOS ESPELHAR EM EXEMPLOS COMO O DELA!!! BJS NO CORAÇÕES DE TODOS... OBS.; PARABÉNS EVANDO PELA LINDA HOMENAGEM E PALAVRAS...

    ResponderExcluir

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...