quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Centro do Trabalhador Cruzeirense oferece mais de mil vagas em cursos de qualificação

A falta de mão de obra especializada e capacitada é um dos grandes problemas das empresas para geração de emprego. Ou seja, existem oportunidades, mas não há pessoa qualificada. Para amenizar este quadro, o Centro do Trabalhador Cruzeirense abre em fevereiro, inscrições para mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional. As chances são para todos os trabalhadores de Cruzeiro e a prioridade no atendimento é para desempregados e pessoas de baixa renda.

Além dos cursos técnicos profissionalizantes, o espaço disponibiliza cursos nos idiomas de Inglês e Espanhol. Também serão oferecidos cursos nas áreas da indústria, comércio, metal mecânica, petróleo e gás, construção civil, gastronomia, informática, turismo, microempreendedor. A secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo fará parcerias com o Senai, Sebrae, Sesi, Senac, Fatec, Facic, Esc-Esefic, Sindicato Rural, Associação de Bairros entre outros. Também serão disponibilizados cursos do Pronatec em parceria com o Governo Federal e, Via Rápida Emprego em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Rogério, as vagas são uma boa oportunidade para os jovens entrarem preparados no mercado de trabalho. “Atentendo a solicitação da nossa Prefeita Ana Karin, vamos ampliar as vagas no Centro do Trabalhador e dar oportunidade para pessoas com deficiencia e moradores da zona rural. Os cursos valorizam também o currículo e ainda traz mais qualidade de vida para os alunos, por estarem antenados com a realidade do mercado”. Cruzeiro necessita de bons profissionais para os novos postos de trabalho que serão gerados em 2014, avalia José Rogério.

Entre as categorias com mais demanda, José Rogério aponta garçom, cozinheiro, auxiliar de cozinha, eletricista, pintor, pedreiro e bombeiro hidráulico. “São profissões carentes de mão de obra qualificada na cidade e de empregabilidade certa”, explica osSecretário.

Ainda segundo José Rogério, os cursos são de formação inicial e continuada e servem também para quem atua na profissão sem qualificação técnica. "Por exemplo, há garçons, cozinheiros e pedreiros que aprenderam o ofício na prática sem formação profissional. Para eles, os cursos vão dar suporte técnico que lhes faltam. Hoje Cruzeiro tem vários restaurantes japoneses e notamos a falta de sushiman, barman e copeiro. “Cozinheiro e auxiliar de cozinha são as profissões mais carentes do setor. Pretendo formar novos profissionais, mas sempre falta”, relata o secretário.

Acesso a vaga é o mais democrático

Quem não tiver acesso à internet pode procurar o Infocentro na Prefeitura de Cruzeiro e contar com o auxílio dos monitores da instituição. Para se candidatar aos cursos é preciso ter o Ensino Fundamental completo e não há limite de idade.

Os interessados podem escolher até dois cursos diferentes por CPF, sendo que uma das opções deve ser Informática ou Idiomas.

Os cursos terão duração de 12 a 20 semanas, e alguns são por carga horária com duração de um mês. “Dependendo do curso, tendo pelo menos o 7º ano do Ensino Fundamental já é suficiente”, disse o Secretário. Ele destaca a forma de ingresso aos cursos. “Dependendo do número de inscrições faremos um sorteio que torna o processo mais democrático. Não privilegia ninguém”, finalizou José Rogério.

As inscrições serão feitas a partir de fevereiro no Centro do Trabalhador Cruzeirense na Rua Major Hermógenes n° 207 na sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo.


Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...