quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Engraxate uma profissão que aos poucos está se acabando na região


Uma antiga profissão, quase abolida por completo, permanece importante para alguns moradores mais antigos de Cruzeiro. Esses senhores consideram essencial o trabalho de Wiliam Roberto Vieira de Melo, 32, para a maioria, o único engraxate que restou na cidade. Para eles, a visita à Praça 9 Julho para lustrar os sapatos é quase diária, e a relação que mantém com o profissional já pode ser considerada uma relação de amizade.

O motorista Edson Vicente é um dos clientes fiéis de William, e todos os dias passa pelo local para engraxar seus bem cuidados sapatos.

“ Eu sou um preguiçoso. Eu não conseguiria engraxar meus sapatos em casa, e todos sabemos que os calçados precisam estar bem lustrados. Precisamos estar sempre elegantes. Então é algo que eu faço desde sempre. O William trabalha muito bem, já somos amigos e acho que nunca vou perder este hábito” , contou Edson.

O engraxate que trabalha no ramo há 17 anos, sempre na região da Praça 9 de Julho - se diz satisfeito pela clientela fiel e conta que, ainda que seja uma profissão rara, ele consegue ajudar a família com o que ganha.

“ Não sei precisar para você quantos clientes eu tenho, mas sei que os que eu tenho são fiéis e estão sempre por aqui. É difícil aparecer gente nova. Geralmente, é aquele mesmo pessoal que já engraxa comigo há anos. Não vou te dizer que ganho muito bem, mas o que eu ganho é suficiente para eu viver e ajudar minha família. O importante aqui é que eu gosto mesmo do que eu faço, e dos amigos que eu fiz ao longo desses anos de trabalho”, concluiu William que reside no bairro Pontilhão.

Reportagem Luciano Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...