terça-feira, 25 de março de 2014

Artista de Cachoeira é homenageado com o título de “Embaixador da Paz”


Com um belo sorriso no rosto, uma galeria de telas impressionantes e muita simpatia, o artista plástico Roberto de Araújo Mendes faz jus ao título que recebeu no último sábado. O cachoeirense foi convidado pela Conbla (Confederação Brasileira de Letras e Artes) para ser “Embaixador da Paz”. Em breve o artista também receberá mais uma homenagem, dessa vez como delegado cultural por Cachoeira Paulista.

O artista lembrou dos primeiros momentos em que ingressou na carreira. “Comecei aos 14 anos, fazia estórias em quadrinhos, até que em 1976, consegui uma vaga em Embú das Artes, na Praça Principal”, contou.

A trajetória do Mendes pode ser acompanhada pelos inúmeros certificados de participações em eventos culturais como o das Semanas das Artes e do Artista e Salão das Artes, mas o que ele mais enaltece é a conquista de 2007, em que participou de uma das fases do Mapa Cultural do Estado de São Paulo representando Cachoeira entre quase quinhentas cidades.

A outra paixão de Mendes é a fotografia. Ao lado da esposa, a advogada Nilcéia Mendes, ele fotografa eventos de entidades e associações da qual também faz parte. Uma delas é o Casa ATO (Apoio ao Tratamento Oncológico) e a Associação Mulher e Vida. Uma das últimas conquistas das quais Mendes se orgulha é a participação no Coral Caxu, onde foi intitulado como fotógrafo oficial das apresentações do grupo.

Ele ocupa a cadeira de número 30 da Acla (Academia Cachoeirense de Letras e Artes) ao lado de Nelson Lorena, Ruth Guimarães e Severino Moreira Barbosa, importantes representantes da cultura da cidade, onde também está como presidente interino, e onde participou da primeira Antologia da Arte com um conto e uma pintura. 

A inspiração para suas obras vem de lembranças do passado, como da infância e de momentos entre familiares. Em um dos seus mais recentes trabalhos está retratando uma figura de sua avó. 

A formação profissional de Mendes vem da Escola Panamericana de Artes, onde fez cursos na Pinacoteca, em São Paulo, ligada à Faculdade Belas Artes. Cursou aula de modelo vivo e aprimoramento de óleo, e participou do movimento artístico de Embu das Artes. 

Mendes vê a homenagem como consequência de seu trabalho e uma forma de incentivo para continuar fazendo o que gosta. “Tudo que faço, faço com amor. Em meus quadros, fotos e contos, procuro me dedicar e ter atenção e carinho. Dessa forma, a gente consegue uma recompensa. Isso é uma consequência natural do processo de vivência”, destacou.

O artista avaliou o trabalho cultural na cidade e acredita que tem evoluído com o passar dos anos. Ele afirmou que há uma riqueza a ser explorada. “Acho que o movimento cultural aqui está bom, a Acla tem promovido chá cultural, debates, e a participação tem sido efetiva”, afirmou.

Aos sessenta anos o artista considera a arte como uma forma de vida. Ele recebe a honraria de “Embaixador da Paz” como um presente. “A arte é viver, você não precisa apenas procurar a arte tem que procurar e fazer. Para mim é um estímulo para viver”.

Idalina Miranda/Jornal Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...