quarta-feira, 23 de julho de 2014

Reunião define estratégicas para São José do Barreiro avançar nos índices do Programa Município Verde Azul

O Prefeito da Estância Turística de São José do Barreiro, José Milton Serafim, recebeu a visita do Assessor do Programa Município Verde Azul, Gilmar Altamirano. O encontro teve como objetivo discutir as estratégias para a cidade  avançar nos índices avaliados pelo Programa Município Verde Azul - uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, coordenada pelo Sr. Ricardo Montoro.

Por ser São José do Barreiro uma Estância Turística que sobrevive, principalmente, do ecoturismo e do turismo de aventura, a preservação e a gestão ambiental são fundamentais para o crescimento da cidade. Em razão disso, o Prefeito José Milton Serafim fez questão de vistoriar, com o Assessor deste Programa da SMA, os principais pontos positivos e as principais demandas da cidade,  como as obras da futura estação de tratamento de esgoto, a estação de tratamento de água e o sitio onde aconteceu o acidente de derramamento de óleo do duto da Transpetro. Neste local, às margens do Rio Formoso, já está em andamento as obras de remediação do acidente ambiental que atingiu parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Para o Engenheiro Florestal Matheus Ambrosio, que desenvolve um projeto de recuperação ambiental na região, disse que “se não for intensificado o trabalho de sucção deste material, na época das chuvas, poderá comprometer todo o trabalho realizado até agora”. Os instrumentos que retiram o óleo em fase livre do lençol freático foram instalados por toda a várzea, próxima à válvula em questão. “Qualquer chuva forte na cabeceira do rio existe o risco de espalhar mais ainda, o óleo por toda a região”, concluiu o engenheiro.

De acordo com o prefeito José Milton Serafim, São José do Barreiro e outros municípios vizinhos, como Areias, emprestam os seus territórios para o oleoduto da Transpetro, pelos quais são transportados, diariamente, milhões de metros cúbicos de derivados de petróleo. Por esta razão, esses municípios estão sujeitos a graves acidentes químicos ambientais que podem comprometer os ricos biomas que compõe a região. E mais, afetar a fauna a flora, causar riscos à saúde pública e, ainda, contaminar a água dos mananciais que abastecem a região da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
“Esse tipo de acidente causa impactos econômicos com prejuízos imensos, para uma cidade que vive, basicamente, do turismo”, explica o Prefeito. E acrescenta “São José do Barreiro quer estimular o diálogo entre a empresa responsável pelo oleoduto e os municípios para, não apenas intensificar os esforços na mitigação do problema, mas para ampliar o  apoio técnico-institucional aos municípios da região por onde passa a tubulação”. Disse ainda que são necessárias ações de prevenção técnica, sinalização mais adequada, educação ambiental e projetos que ampliem a recuperação das áreas afetadas pelo acidente, bem como áreas de mananciais adjacentes ao oleoduto dentro desses municípios.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...