terça-feira, 30 de setembro de 2014

Piquetense organiza Campanha para participar de Competição Nacional

Participar de uma das maiores competições do Brasil, esse é o desejo da estudante piquetense Ana Luíza Marcondes, que faz faculdade em Itajubá, região sul de Minas Gerais.  A universitária é uma dos responsáveis pela organização de uma campanha online (http://www.catarse.me/pt/ecoveiculo) que arrecada fundos para participar de uma competição nacional de protótipos veiculares de mínimo consumo.

A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 2.500 para a compra de um motor para um protótipo movido à bateria elétrica. Até agora R$ 1.315 foram arrecadados com a contribuição de 24 apoiadores.

De acordo com a estudante de Piquete, todos do grupo estão colaborando na divulgação da campanha “Estamos tentando compartilhar ao máximo a campanha e divulgar o projeto e o catarse para os amigos, familiares e estudantes da Unifei. A campanha tem grande importância pra gente, já que o preço do motor elétrico é bem elevado”, diz a piquetense.  

Todos os apoiadores da campanha vão receber recompensas que vão desde chaveiros até camisas do projeto. Do total arrecadado 13% serão utilizados para pagar a taxa do site onde está sendo organizada a campanha, 10% se destinarão a confecção das recompensas e 77% do dinheiro será revertido para a compra do motor elétrico.          

Caso consigam arrecadar a quantia necessária, o grupo de estudantes irá participar pela 8ª vez consecutiva da Maratona Universitária da Eficiência Energética, competição nacional consagrada como referência no assunto de eficiência energética.

EcoVeículo

Ana Luíza faz parte de uma equipe de 28 alunos que compõem o projeto EcoVeículo da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Nesse projeto universitário de incentivo à pesquisa, os estudantes são responsáveis pelo desenvolvimento de protótipos veiculares de mínimo consumo para participar de competições de eficiência energética no Brasil e nos Estados Unidos. A equipe conta com carros movidos a energia elétrica, gasolina e etanol.

Com o modelo elétrico o grupo conquistou em 2014 a terceira colocação na Shell Eco Marathon Americas competição internacional que reúne participantes de todas as regiões da América. O EcoVeículo é o único projeto brasileiro no Top 10 da edição realizada nesse ano.

Para Ana Luíza (foto ao lado), se classificar como a melhor equipe brasileira foi emocionante para todos do projeto. “Quando eu entrei na equipe, todos os preparativos para a Shell Eco Marathon já estavam prontos e foi muito emocionante ver todos que trabalharam no BlackVolt vibrar com o resultado. Sem dúvidas ser o único projeto brasileiro classificado numa competição de tal porte é gratificante e faz com o que o projeto tenha uma credibilidade e visibilidade maior tanto no meio acadêmico quanto nas indústrias e possíveis patrocinadores do projeto”, comenta a estudante.


Ao longo dos anos, o EcoVeículo se consagrou como um dos projetos mais vencedores da competição nacional, principalmente na categoria dos protótipos movidos a bateria elétrica, onde  conquistaram dois ouros, duas pratas e dois bronzes. A equipe ainda conta com uma prata na categoria Etanol.

Um comentário:

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...