terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vigilância Epidemiológica intensifica Campanha de Hanseníase

A Vigilância Epidemiológica, de Cachoeira Paulista, está realizando em todas as unidades de saúde do município, até o próximo dia 31, uma campanha de orientação à população sobre a hanseníase.
Embora desconhecida da maior parte da população, a hanseníase é uma doença infecto contagiosa e crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. Ela compromete principalmente a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada precocemente.
Segundo Rebecca Capucho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, “o objetivo da campanha é instruir as pessoas sobre a doença, de forma que seja possível realizar o diagnóstico precoce. Por isso, durante a campanha, a população é sensibilizada para os sintomas da doença, a fim de que procure atendimento médico, caso perceba alguns dos sintomas”, explica.
Entre os principais sintomas da hanseníase, estão:
·       Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;
·       Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.
·       Ressecamento nos olhos;
·       Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

 A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.
A hanseníase não transmite por:
·       Meio de copos, pratos, talheres, portanto não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseníase.
·       Assentos, como cadeiras, bancos;
·       Apertos de mão, abraço, beijo e contatos rápidos em transporte coletivos ou serviços de saude;
Assim que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença. A pessoa com hanseníase não precisa ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar.
Durante a campanha está sendo distribuído material educativo sobre a doença e palestras também tem sido realizadas em todos os ESF (Estratégia de Saúde da Família).
“Quanto antes detectarmos a pessoa infectada, antes conseguimos reduzir as consequências da doença”, finaliza Rebecca.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cachoeira Paulista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...