segunda-feira, 30 de março de 2015

SAAE se prepara para evitar problemas com o fim da temporada de chuvas


Para evitar transtorno durante o período de estiagem, o SAAE (Serviço Autonomia de Água e Esgoto) de Cruzeiro vem trabalhando incansavelmente para colocar em prática diversos projetos que visam garantir o abastecimento da cidade. Com o fim do verão e consequentemente término das chuvas, os rios que abastecem o município podem sofrer com a seca, assim como no final do ano passado, e com isso prejudicar o abastecimento. Para que isso não aconteça, a autarquia já se antecipou e começou desenvolver projetos para evitar problemas futuros.
“Cruzeiro está passando por uma fase de transformação e por isso estamos buscando um planejamento para os próximos 30 anos. Estamos enfrentando essa crise, e por isso precisamos conseguir alternativas para trazer esse precioso liquido para os moradores”, disse Paulo Barbosa, diretor do Saae.



Rio Paraíba - Uma das medidas anunciadas pelo diretor é a utilização das águas do Rio Paraíba do Sul para abastecer Cruzeiro. “Estamos aproveitando o momento para fazer um projeto para abastecer toda cidade, aproveitando a água do Rio Paraíba do Sul. Nós pretendemos interligar as águas da Serra as do Paraíba, mesmo que o tratamento delas seja diferente, para que possamos dar mais conforto no abastecimento”, revelou.
E para que os projetos possam se tornar realidade, Prefeitura e Saae estão entregando diversos projetos para os Governos Estadual e Federal. “O governo do Estado de São Paulo está apoiando e pedindo os projetos para que eles estudem a viabilidade”, disse.

Combate ao desperdício - Uma das medidas apresentadas pela autarquia visa inibir a perda de água na cidade. “Levamos um projeto para combater as perdas de água. E paralelo a isso devemos contar com a participação da população, no que diz respeito ao desperdício”, afirmou.

Ações - Barbosa fez questão de ressaltar que mesmo estando em um período de tranquilidade por conta das chuvas de março, a prefeitura e o Saae estudam a construção de barragens nos principais rios que abastecem a cidade. “Estamos tranquilos porque os reservatórios e os mananciais estão cheios. Mas depois de abril quando diminuir as chuvas vamos ter uma noção maior de como devemos atuar. Nossos rios não tem uma “reservação” adequada. Por isso pretendemos fazer uma barragem nos rios Batedor e Água Limpa para que possamos utilizar essa água de uma maneira sensata no futuro”, explicou.

Outra que já foi colocada em prática é a reserva de um milhão de litros no bairro da Capela do Jacu, de onde vem parte da água para Cruzeiro. “Estamos também perto de iniciar outra medida da mesma maneira no bairro da Lagoa Dourada, para que não deixemos faltar água na cidade”, finalizou.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...