quarta-feira, 29 de abril de 2015

Trecho perdido do Caminho do Ouro é localizado em Cruzeiro


Os créditos do descobrimento deste trecho perdido do Caminho do Ouro é do Dr. Claret Soares, que imediatamente após adquirir a fazenda que era do Ex-Prefeito Hamilton Vieira, mandou limpar as trilhas e estradas da propriedade. Isto fez reaparecer uma estrada de considerável porte, após estudos, e inclusive com a ajuda do maior historiador da região, o Dr. Vicente Vale, conseguiram concluir que a Estrada Municipal Satiro Lobo Coelho, ou estrada do 21, foi aberta para a construção da Ferrovia Minas & Rio Railway em 1881/1882, inclusive ela tem o apelido de estrada do 21, em função do quilômetro 21 desta ESTRADA DE FERRO.

O TRECHO DA TRILHA DO OURO recém descoberto, está em LARANJA no mapa abaixo, e ressurge maravilhosamente bem preservado.
A fundação da Reserva Ecoparque Garganta do Embaú, (REGE), surgiu da necessidade de sua preservação, assim como do meio ambiente da região, através dela, estará sendo assinado um convênio de pesquisa com o Departamento de História da UNICAMP, entre outras universidades, para o levantamento arqueológico do local.
O REGE ainda estará patrocinando para os proprietários de terras da bacia hidrográfica da Garganta do Embaú, o processo de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural, (RPPN), para propiciar a sustentabilidade da preservação da Mata Atlântica nativa existente.


Segundo o Dr. Claret, o intuito é viabilizar um modelo de Turismo auto-sustentável para a região, criando oportunidades e empregos para a população e conservando o meio-ambiente e suas belezas naturais, além deste maravilhoso patrimônio histórico recém descoberto.


Fonte: facebook/rege

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...