sexta-feira, 31 de julho de 2015

Saúde de Cruzeiro aperfeiçoa atendimento no programa de combate ao diabetes na cidade

A Prefeitura de Cruzeiro, através da Secretária Municipal de Saúde tem melhorado cada dia mais a estrutura do Programa de Combate ao Diabetes na cidade, com o objetivo de suprir toda demanda de pacientes que aguardavam atendimento, bem como abrir mais vagas.
A contratação de uma nova médica, a doutora Luanne Rossignoli Enerick, agilizou o atendimento clínico dos mais de 1600 pacientes cadastrados no programa e que hoje tem um acompanhamento humanizado e com toda estrutura de profissionais.
Além da nova generalista, a equipe multidisciplinar conta também com mais um médico, o endocrinologista Dr. José Aílton, enfermeiras e auxiliares, que acompanham todos os assistidos durante os dias de consulta.
A clínica geral é oferecida todas as terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, no Centro de Saúde da Rua 10.
De acordo com a coordenadora da unidade, a enfermeira Dalva Fátima Machado é através dessa consulta que os profissionais conseguem acompanhar o paciente com diabetes, podendo caso necessário, encaminhá-los para outra especialidade.
“No momento da consulta se for detectado outro problema ele já sai com encaminhamento para outra especialidade, seja para um oftalmologista, cardiologista, enfim, tudo isso agendado no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades)”, explicou.
Ela ressaltou ainda que as pessoas assistidas pelo programa vêm de diversas regiões da cidade, encaminhadas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou dos ESFs (Estratégia Saúde da Família). Apesar disso, muitos pacientes, vão diretamente no Centro de Saúde procurando atendimento.
“Nós atendemos pessoas que estão cadastradas há anos no programa e que vem de outras unidades. Geralmente eles vêm com encaminhamento, ou por demanda espontânea”, disse.
As consultas, além de serem mais humanizadas, também agilizam o tratamento dos usuários do programa, que já saem com uma receita, caso necessário, para pegarem gratuitamente medicação e equipamentos de medição de glicemia.
“Aqui ele é atendido e recebe toda orientação sobre a doença. Caso seja paciente dependente da insulina é indicado como ele deve se medicar e daqui também sai com a receita para pegar o glicômetro (Medidor de glicemia), as seringas e medicação”, disse.
A enfermeira Dalva ressaltou que apesar do ganho considerável com toda essa reestruturação proporcionada pela secretaria de saúde, o programa de diabetes ainda melhorará ainda mais o atendimento, com a previsão de iniciar em breve palestras instrutivas para todos os assistidos.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...