quarta-feira, 1 de julho de 2015

Vem ai o Revelando São Paulo Vale do Paraíba

A cultura tradicional paulista, com suas cores, aromas e sabores, chega a São José dos Campos no período de 8 a 12 de julho, durante a XIV edição do Festival da Cultura Tradicional - Revelando São Paulo - Vale do Paraíba. Neste grande festival, que vai acontecer no Parque da Cidade "Roberto Burle Marx", das 10h às 21h, com entrada franca, a pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço, em uma grande celebração da identidade cultural paulista. 

Idealizado pela Abaçai Cultura e Arte, em parceria com o a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Governo do Estado de São Paulo, o programa Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional promove o encontro das mais diversas manifestações culturais do Estado de São Paulo, reunindo artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 100 municípios de diversas regiões do Estado, contemplando o universo de caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado. 

Durante os cinco dias do evento, o público terá contato com a tradição paulista e conhecer manifestações culturais como: catira, caiapó e cavalhada, cururu, jongo, congada e reiada, recomenda de almas, fandango, Moçambique, batuque e violeiros. A cada dia o Revelando São Paulo traz uma programação deferente e cheia de história das raízes do povo paulista. 
O Revelando São Paulo é também uma viagem aos aromas e sabores da rica e deliciosa culinária paulista. Dos doces aos salgados, passando pelas comidas tropeira e caiçara, todas as regiões do Estado estão representadas nos espaços de culinária e rancho tropeiros, com receitas tradicionais guardadas por gerações. Tudo é preparado na hora, seguindo as receitas de família, muitas em fogões a lenha, construídos especialmente para o Festival.

 Nos espaços do artesanato, é possível conferir o trabalho de artesãos em palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, crochê e bordado, entre outras técnicas e materiais. Os artesãos produzem o material ali, junto ao público, durante os dias do evento. São panos de prato, toalhas, colchas, objetos de decoração, móveis, imagens de Santos e bonecos. 
Outro local que merece destaque e vale a visita é o Arranchamento Tropeiro, onde é possível vivenciar o cotidiano da vida tropeira e conhecer o dia a dia das tropas de Piquete, Caçapava e São José, além é claro de ouvir uma boa moda de viola.


Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
 8 a 12 julho
10h às 21h
Parque da Cidade “Roberto Burle Marx"
Entrada franca

Assessoria de Imprensa/Abacai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...