quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Preservação Ambiental, da TV Canção Nova, recebe homenagem

Marcelo Chaves durante gravação do programa em Fernando de Noronha / Foto: Facebook do programa

Programa Preservação Ambiental, da TV Canção Nova, juntamente com o Comando de Policiamento Ambiental/SP, recebe nesta quarta-feira, 21, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelos 17 anos de programa.
Exibido todos os domingos às 14h, com reprise às sextas-feiras às 16h30 e aos sábados às 5h30, o programa é apresentado por Marcelo Chaves, contando com o apoio do Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo.
Missionário há 15 anos na Comunidade Canção Nova, Marcelo trabalha há sete anos como diretor e apresentador do programa. Ele diz que a notícia foi recebida com alegria, porque simboliza toda a TV Canção Nova levando a evangelização de manerias diferenciadas, falando de natureza, de meio ambiente, não só sob a perspectiva preservacionista, mas também como dom da Criação. “A gente sabe que também nesse nível de evangelização, a TV Canção Nova está no caminho certo e esse reconhecimento, essa cerimônia é, com certeza, a confirmação de tudo isso”, conta.
São quase duas décadas evangelizando através da temática ambiental, chamando a atenção para o cuidado com o meio ambiente. Segundo Marcelo, um veículo de comunicação hoje, como no caso da TV Canção Nova, tem esse poder de disseminação de educação ambiental, então ele faz um balanço positivo desses 17 anos de programa.
“A cada dia a gente vê que tudo isso soma ainda mais naquilo que é a missão do programa e da própria TV Canção Nova (… ) O Preservação Ambiental tem essa grande missão, de permitir que as pessoas entendam tudo isso como aquilo que é um sinal claro da manifestação do amor de Deus por nós, mas entendendo a partir disso, através de atos preservacionistas, para que as futuras gerações possam também, um dia, usufruir de toda essa beleza natural que Deus criou”.

A encíclica do Papa

Em junho de 2015, o Papa Francisco publicou a encíclica “Laudato si – sobre o cuidado da casa comum”, considerada a “encíclica verde” de seu pontificado. Segundo Chaves, esse é um documento oficial de produção daquilo que é o programa.
“O lançamento dessa encíclica traduz aquilo que é realmente a nossa missão. A encíclica veio coroar aquilo que já é uma produção que nós fazíamos e agora, acima de tudo, trazendo como foco suas linhas, ensinamentos e formações (…) A encíclica do Papa é hoje, graças a Deus, o documento oficial do programa Preservação Ambiental quando o assunto é evangelização nesse campo ecológico”

Desafios

Olhando para o futuro, Marcelo disse que o público pode esperar muita coisa boa do Preservação Ambiental, já que a equipe tem a oportunidade de percorrer o Brasil todo e levar para a televisão a riqueza dos biomas do Brasil.
“A gente pode esperar muita aventura, um clima muito aventureiro, mas recheado, acima de tudo, de responsabilidade, de informação e de formação ambiental naquilo que diz respeito à educação. Então os próximos episódios, as próximas séries, visitam os nossos oceanos, as nossas florestas, cavernas, montanhas, visitam tudo aquilo que hoje faz parte dessa natureza. Mais do que estar e visitar, a gente quer levar o telespectador junto, para que ele possa viver conosco essa grande alegria de evangelizar através da natureza brasileira”.
A homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra não só os 17 anos do programa, mas também os serviços prestados à proteção e conservação da natureza, a metodologia da Encíclica Laudato sì na confecção do programa, a gravação utilizada como ferramenta de educação ambiental, a parceria com o Comando Ambiental e o Dia do Policial Militar Ambiental, data comemorada em 21 de setembro.

Sobre o programa

O Preservação Ambiental começou em julho 1999 por iniciativa do Fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Ele pensou  em um programa de televisão com caráter informativo, que pudesse levar às pessoas as belezas naturais traduzidas como obras da Criação de Deus e despertar, assim, uma conscientização e educação ambiental a partir daquilo que existe de belo e preservado na natureza do Brasil. 
O CPAmb – Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, está desde o início junto ao programa que, com uma produção diversificada, visa também evidenciar o serviço da Polícia Militar Ambiental/SP na preservação do meio ambiente paulista, divulgando seus trabalhos de fiscalização, prevenção e educação ambiental.
Este programa é o único no território nacional chancelado pela Polícia Militar Ambiental/SP e apoiado na Política Nacional de Educação Ambiental aprovada em abril de 1999, que determina a obrigatoriedade da Educação Ambiental, especificando seus princípios gerais e competências dos órgãos públicos e privados de acordo com a Lei 9.795/99.
Fonte:cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...