terça-feira, 29 de novembro de 2016

Cepat de Cruzeiro, SP realiza a campanha ‘Fique Sabendo’


A campanha ‘Fique Sabendo 2016’, que vai intensificar a oferta de sorologias para o HIV, começou na sexta-feira (25) e segue até o próximo dia 01 de dezembro. O objetivo é diagnosticar precocemente a Aids ou a condição soropositiva.
Os atendimentos serão no Cepat – Rua Capitão Neco, das 8h às 16h, durante a semana. Os interessados devem comparecer munidos de cartão SUS e documento de identidade original com foto.
Além do teste anti-HIV, serão oferecidas as sorologias para hepatite B e C para Sífilis, com aconselhamento, antes e durante os exames. O prazo para entrega do resultado é de trinta minutos
Segundo a coordenadora municipal de DSTs de Cruzeiro, Marlene Guimarães, saber precocemente se tem o HIV permite começar o acompanhamento e o tratamento da doença no momento certo e ter melhor qualidade de vida. “O quanto antes a pessoa souber do diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento. Adiar pode complicar o quadro”, disse.
Mães soropositivas podem aumentar suas chances de ter filhos sem o HIV, desde que sejam orientadas corretamente e sigam o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora de um a três meses para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste anti-HIV, a chamada janela imunológica. Portanto, o teste poderá ser realizado após uma exposição de risco, mas terá que ser repetido após 60 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.
O HIV pode ser transmitido:
• Por relações sexuais sem o uso do preservativo (anal, vaginal e oral);
• Pelo compartilhamento de agulhas, seringas, canudos e cachimbos contaminados compartilhados para uso de drogas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação, quando não é feito o acompanhamento preconizado;
• Por transfusão de sangue, quando de procedência duvidosa;
O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.
Fonte:A Gazeta RM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...