segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Divida da Prefeitura de Cruzeiro passa de R$ 200 milhões

O prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel Fonseca (SD) reuniu a imprensa na sexta-feira(06) em seu gabinete e anunciou que o município possui uma dívida de mais de R$ 205,4 milhões. A arrecadação prevista no orçamento deste ano é de R$ 170 milhões.
A secretaria de finanças da cidade acredita que os valores podem ser maiores, já que as contas do mês de dezembro de 2016 ainda não foram totalmente fechadas, assim como a dívida fundada conhecida, são apenas as já inscritas em Dívida Ativa da União.
As informações têm como fonte, dados do Sistema Integrado da prefeitura, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Finanças, a dívida flutuante do município que é de curto prazo, como fornecedores, folha de pagamento e outros está em torno de R$ 22,8 milhões.
As dívidas ainda não parcelas com o Fundo de Garantia (FGTS), Previdenciária e Tributária somam cerca de R$ 103 milhões.
A administração informa ainda que existe uma dívida parcelada com a previdência social, PASEP e Energia Elétrica que totaliza R$ 46,6 milhões.
Para este ano, a prefeitura de Cruzeiro possui um estoque de dívida com precatórios no regime especial no valor de R$ 33 milhões.
O prefeito Thales Gabriel informou ainda que vai manter o estado de calamidade financeira que foi decretada no final do ano passado pelo prefeito anterior.
Ele disse ainda que nos primeiros dias de seu mandado não efetuou pagamento a nenhum fornecedor e que está renegociando as dívidas.
SERVIDORES PÚBLICOS
Para a administração, a prioridade é o funcionalismo público. Na sexta-feira, a prefeitura fez o pagamento de 50% (metade) do salário líquido dos funcionários incluindo contratados, cargos de confiança e estagiários.
Esta folha é referente ao mês de dezembro de 2016 (ou seja, seria um compromisso da administração anterior). Lembrando que o governo do prefeito Thales Gabriel assumiu a administração sem recurso financeiro para fazer o pagamento de dezembro/2016.
Com seis dias de mandato, o governo municipal não teve tempo necessário para receber os recursos para fazer o pagamento dos servidores. O restante dos salários será pago nos próximos dias.
PROVIDÊNCIAS
Com uma dívida superior ao orçamento anual do município, a administração do prefeito Thales Gabriel Fonseca iniciou uma série de ações econômicas para tentar equacionar a situação financeira da cidade.
Um projeto que irá reestruturar as secretarias municipais será encaminhado para a Câmara de Vereadores e deve reduzir o número de pastas.
O governo municipal está também utilizando servidores concursados para ocupar cargos de confiança na prefeitura com o objetivo de reduzir gastos na folha de pagamento.
COMISSÃO DE APURAÇÃO
Uma comissão de avaliação dos restos a pagar será formada na próxima semana para apurar todos os contratos e serviços que foram realizados com a prefeitura no ano passado que se encontram contabilizados como dívida flutuante.
A auditoria que será realizada nas contas do município é para apontar a regularidade dos contratos e sua regular execução.
Após essa avaliação, o valor do serviço realizado bem como dos materiais efetivamente entregues será encaminhado para a Secretaria de Finanças que iniciará as negociações para quitar a referente dívida.
Fonte: Departamento de Comunicação/
Prefeitura  de Cruzeiro

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