quinta-feira, 27 de abril de 2017

SP Serviços: mais de 30 serviços públicos na palma da mão

SP Serviços, loja gratuita de aplicativos do Governo do Estado de São Paulo que reúne mais de 30 apps de 23 órgãos estaduais, ultrapassou os 7 milhões de downloads durante o mês de março.

Em um única ferramenta, o usuário tem acesso aos serviços públicos através de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Além do Poupatempo Agendamento, Guia de Serviços e Achados e Perdidos, há informações sobre o Detran.SP, Metrô, CPTM, Corpo de Bombeiros, Acessa SP, CDHU, parques estaduais, entre outros.
Desenvolvida pela Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do governo paulista, a SP Serviços está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.
Veja abaixo alguns exemplos do que é possível acessar pelo aplicativo:
A ferramenta do Poupatempo permite agendar data e horário para ser atendido nas unidades, além de consultar prazos, taxas e documentos necessários. Quem agenda a emissão de documentos como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recebe um link para saber o que é necessário fazer para obtê-los.
Pelo app do Detran-SP é possível consultar multas, pontos na carteira e situação dos veículos, além do acesso a um simulado da prova para quem vai fazer o exame da primeira habilitação.
É possível consultar mapas e informações em tempo real da situação das linhas de transporte público pelos aplicativos do Metrô e CPTM, além dos itinerários de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.
Outra facilidade é a consulta de débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE-SP), nota e frequência de alunos “Diário de Classe” (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além de informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado).
Já na ferramenta da CDHU é possível pedir a segunda-via de boletos de financiamento imobiliário dos programas habitacionais do Governo do Estado.
E no Atendimento Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), os consumidores podem apresentar e acompanhar o andamento de queixas sobre os serviços de saneamento, gás canalizado e energia elétrica.
Também estão disponíveis os aplicativos do Corpo de Bombeiros, de consulta à Nota Fiscal PaulistaCetesbTribunal de Contas do EstadoSecretaria do Meio Ambiente,Procon, entre outros.
Há ainda games educativos como o SP x Dengue, sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti,  e o Bem-te-vi, programa educativo do Detran-SP e da Polícia Militar sobre educação no trânsito. E toda vez que um novo aplicativo é integrado ao SP Serviços, o usuário é avisado com um alerta de “novo”.
Como Baixar
A oferta de aplicativos e informações de utilidade pública faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso à informação e prestação de serviços públicos, utilizando todas as formas de tecnologia à serviço da população. Para baixar o SP Serviços, basta buscá-lo nas lojas de aplicativos apropriadas ao seu dispositivo (Google Play ou App Store).
Fonte:Portal do Governo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...