sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Túnel da Mantiqueira é palco de Recriação Histórica da Revolução de 1932

Os 85 anos da Revolução de 1932, completados em 9 de julho de 2017, estão sendo revividos neste final de semana. O cenário de um dos acontecimentos mais marcantes da história de Cruzeiro recebe autoridades do município, dezenas de voluntários figurantes e representantes do Instituto Epý, de São Paulo, neste 16 e 17 de setembro, para fazer memória ao Movimento Constitucionalista de 1932.


Pela primeira vez, o Túnel da Mantiqueira – localizado na fronteira dos estados de São Paulo e Minas Gerais – terá um evento de tal relevância para a população recordar as lutas da Revolução entre paulistas e forças federais, conhecer as mesmas condições nos acampamentos, nas trincheiras e na guarda do Túnel, bem como as dificuldades nas montanhas, os costumes da época e a heroica defesa do túnel durante três meses.
A Recriação Histórica da Defesa do Túnel da Mantiqueira terá 32 horas de duração e vai reproduzir uniformes, armas e utensílios, tudo para vivenciar o passado e ter uma percepção do que os soldados sentiram e enfrentaram durante o conflito.
Uma vigília de 24 horas está programada para homenagear os soldados que se sacrificaram e tombaram no entorno do túnel. No encerramento será realizada uma breve cerimônia com a leitura da declaração "Aos jovens de 32 nossa eterna gratidão".
O evento tem o apoio das prefeituras de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG), Instituto Epý de São Paulo, Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC, Instituto de Estudos Valeparaibanos e Polícia Militar.
O público poderá sentir a emoção de experimentar nesse ambiente histórico os espaços reservados para observar e circular no “campo de batalha”, que tem um roteiro a seguir.

Antes da apresentação definitiva, alguns participantes com falas, vão realizar ensaios preliminares em outros locais disponíveis.

Departamento de Comunicação/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...